fbpx
fios de pdo

Fios de PDO: como funciona e para quem é indicado?

Compartilhar:
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Os fios de PDO estão ganhando cada vez mais espaço nos consultórios dermatológicos e muitos pacientes buscam esse procedimento para melhorar a estética e a saúde da pele.

 

Mas afinal, o que são os fios de PDO? Trata-se de fios feitos de polidioxanona (PDO), uma substância injetada nas camadas mais superficiais da pele para realizar tratamentos de rugas e flacidez, por exemplo.

 

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), a polidioxanona é utilizada há mais de 30 anos na medicina em fios de sutura de cirurgias.

 

Portanto, trata-se de um material bastante conhecido e testado durante décadas, logo, a segurança é garantida e sabe-se que a substância é completamente absorvida pelo organismo, sem causar danos.

 

Quer saber como funciona o procedimento, os seus benefícios e para quem é indicado? Então está no lugar certo. Tenha uma boa leitura!

 

Como funciona o tratamento com fios de PDO?

 

Como mencionado acima, os fios de PDO são injetados nas camadas superficiais da pele. O processo de absorção dos fios estimula a produção de colágeno e fibras elásticas.

 

O resultado disso é a nutrição para os tecidos (pele) da região, tratando, principalmente, rugas e flacidez. Mas os fios de PDO melhoram a qualidade da pele como um todo.

Regiões mais aplicadas

 

Geralmente, as regiões do rosto são as mais procuradas por pacientes que querem fazer o procedimento com fios de PDO.

 

O tratamento consegue melhorar a glabela (região conhecida pelas “rugas de braveza”), rugas em tornos dos olhos e da boca, sulcos (o famoso “bigode chinês”) e submento (aquela papada indesejada).

 

Além disso, os fios de PDO podem fazer a elevação da cauda da sobrancelha (efeito fox eyes) e cicatrizes de acne.

 

Porém, também é possível realizar o procedimento em outras regiões do corpo, como abdômen, glúteos, coxas, colo, joelhos. Os fios de PDO também são eficazes contra estrias e até celulites.

 

Benefícios dos fios de PDO

 

O paciente que faz um tratamento com fios de PDO pode perceber a sua atuação por meio de dois principais benefícios: o bioestímulo e a sustentação.

 

O bioestímulo é, justamente, o estímulo da produção de colágeno pelo nosso próprio organismo. O colágeno promove a renovação celular, melhorando a firmeza, textura e a elasticidade da pele.

 

Já a sustentação, ou efeito lifting, tem como objetivo “puxar” o rosto para cima ao tratar os sulcos e perda do contorno do rosto e do pescoço. Esse efeito de “pele caída” é comum e costuma aparecer com o envelhecimento.

 

A sustentação traz mais leveza ao rosto e melhora bastante a região dos jowls, por exemplo,  popularmente conhecida como bochechas de buldogue ou bochechas caídas.

 

Para quem e quando os fios de PDO são indicados?

 

Os fios de PDO são indicados, principalmente, quando os sinais de envelhecimento começam a ficar mais marcantes ou quando chegam a incomodar o paciente, independente da idade.

 

Ou seja, o procedimento é recomendado para reduzir a flacidez da pele, quando há sinais de envelhecimento e quando o objetivo do paciente é manter uma aparência jovem sem intervenção cirúrgica.

 

Por outro lado, os fios de PDO são contraindicados em alguns casos, como doenças autoimunes, patologias de coagulação e histórico de fibrose cutânea.

 

Dessa forma, o tratamento pode ser feito por grande parte da população, mas uma avaliação com seu médico dermatologista é obrigatória para analisar o seu caso especificamente.

 

Quanto tempo demora para fazer efeito?

 

Por se tratar de um procedimento que estimula a produção natural de colágeno, existe uma curva de tempo para que você possa ver os efeitos. Mas não demora muito.

 

Em média, de 10 a 15 dias já é possível ver uma redução das rugas finas, por exemplo. Em até dois meses você perceberá todos os efeitos esperados.

 

Os fios de PDO deixam cicatriz na região aplicada?

 

Não, os fios de PDO não deixam nenhuma cicatriz. Isso porque o procedimento é minimamente invasivo, ou seja, sem a necessidade de grandes cortes.

 

O que pode acontecer é a presença de alguns hematomas onde houve inserção de agulha, mas eles são bem discretos.

 

Inclusive, o retorno às atividades comuns, como trabalhar, é imediato. Já para atividades de impacto, como esportes, é necessário evitar nos primeiros dias.

 

Recomendações após o procedimento

 

  • Não dormir de bruços por 3 a 5 dias após a aplicação dos fios de PDO
  • Não apertar a região
  • Nos primeiros meses, massagens são proibidas
  • Não entrar em piscinas, mar e sauna nos primeiros 3 dias 

 

Quer saber mais sobre os fios de PDO? Clique aqui e entre em contato pelo WhatsApp para marcar a sua consulta.

Dra. Lia Albuquerque

Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia-SBD e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica

Onde Estatmos

Rua Dr. José Lourenço, 1901 – Aldeota.
Fortaleza – CE, 60115-282
Todos os direitos reservados.