fbpx
remocao-de-tatuagem

Remoção de tatuagem a laser: tudo o que você precisa saber

Compartilhar:
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Fez uma tatuagem que ficou mal feita e não gostou do resultado? Ou pior, tatuou o nome do ex? Nesses casos, a remoção de tatuagem é tudo que você precisa para recuperar a autoestima.

 

Provavelmente, quando você foi fazer a sua tatuagem, alguém te falou “cuidado para não se arrepender porque é para sempre”, certo? Sempre tem um familiar ou amigo para falar isso.

 

Bom, hoje em dia isso não é mais verdade, pois a remoção de tatuagem se tornou um dos procedimentos mais procurados em consultórios dermatológicos.

 

Segundo levantamento feito pela MarketWatch, empresa que realiza análises e dados financeiros, o setor de remoção de tatuagens cresceu mais de 400% nos últimos 10 anos devido à alta procura. 

 

E você não precisa ter vergonha do seu arrependimento, afinal, todos nós somos humanos e erramos. Seja por questões profissionais ou por motivos pessoais, se o seu desejo é se livrar daquilo, você pode.

 

Portanto, se está procurando saber mais sobre remoção de tatuagem, está no lugar certo. Confira as principais dúvidas sobre esse procedimento aqui.

 

Como funciona a remoção de tatuagem?

 

A remoção de tatuagem é feita com laser e, hoje em dia, existem diferentes aparelhos tecnológicos no mercado para realizar o procedimento de forma segura e eficiente.

 

O aparelho Fotona StarWalker, por exemplo, foi premiado com a tecnologia mais inovadora do mundo em 2017 e atualmente é a maior referência em remoção de lesões pigmentadas.

 

A tecnologia emite pulsos de energia que decompõe os pigmentos de tinta da tatuagem para que sejam eliminados pelo próprio sistema imunológico do corpo.

 

Com anos de pesquisas médicas e tecnológicas, a tecnologia permite a remoção de tatuagem, manchas, olheiras, tratamento para melasma e outras lesões.

 

Dói muito para remover uma tatuagem?

 

Muitas pessoas sentem essa dúvida a respeito da remoção de tatuagem e, inclusive, deixam de fazer o procedimento por acreditar que é algo muito doloroso.

 

É claro que a sensibilidade à dor depende de cada um, mas até as pessoas mais sensíveis relatam que trata-se de um desconforto bastante suportável e nada intenso.

 

Devido à aplicação de cremes anestésicos, o paciente pode ficar mais confortável durante o procedimento. Mas além disso, caso seja necessário, também é possível aplicar anestesia tópica e anestesia injetável local para o maior conforto do paciente.

 

Quantas sessões de remoção de tatuagem são necessárias?

 

Também é uma pergunta muito frequente, mas a resposta é: depende.

 

Existem alguns fatores que podem aumentar ou diminuir o número de sessões, como:

 

  • Tamanho do desenho
  • Local do corpo
  • Se é uma tatuagem colorida ou não
  • Tipo de tinta utilizado
  • O quão antiga ou recente é a tatuagem
  • A profundidade do pigmento, ou seja, se a tatuagem foi feita por um profissional ou por um amador
  • Tom de pele do paciente

 

Somente o médico dermatologista poderá dizer quantas sessões, em média, você precisará para remover a sua tatuagem.

 

O procedimento deixa cicatriz na pele?

 

Os lasers utilizados para a remoção de tatuagem têm o objetivo de alcançar a segunda camada da pele. Após chegar na derme, camada onde se encontra a tatuagem em si, o laser remove os pigmentos de tinta sem prejudicar a pele.

 

Afinal, não valeria a pena remover uma tatuagem se surgisse uma cicatriz desagradável no lugar dela, certo? Então, a resposta é: dificilmente o procedimento vai deixar uma cicatriz na sua pele, pode ficar tranquilo.

 

Entretanto, o procedimento deve ser feito por um médico dermatologista especializado e com equipamentos tecnológicos utilizados justamente para esse fim. Caso contrário, pode resultar em lesões e um arrependimento ainda maior.

 

É possível fazer outra tatuagem em cima do lugar que aconteceu a remoção?

 

Esse é um mito comum que se criou a respeito do procedimento. Mas sim, você pode fazer uma tatuagem nova em cima da região onde removeu a anterior.

 

Inclusive, muitas pessoas removem uma tatuagem justamente para cobrir a região por outra.

 

Porém, siga as recomendações do seu médico antes de fazer uma nova tatuagem, como aguardar todo o processo de cicatrização, por exemplo.

 

E os cremes para remoção de tatuagem? Funcionam?

 

Muitas pessoas que pesquisam sobre o assunto acabam se deparando com supostos “cremes milagrosos”.

 

Simplesmente não funcionam, pois a substância não penetra na pele, logo, não consegue atingir as camadas mais profundas, onde a tatuagem está localizada.

 

No máximo, o que pode acontecer ao utilizar esses cremes removedores é um clareamento da pigmentação.

 

Conte com um profissional especializado para a remoção da tatuagem

 

Se você tem dúvida de onde fazer o procedimento ou com quem fazer, não fique na dúvida, escolha o profissional especializado na saúde e na estética da sua pele: o médico dermatologista.

 

Se ainda tiver alguma dúvida sobre remoção de tatuagem, entre em contato comigo. Estou à disposição para ajudar no que for preciso.

 

Clique aqui e mande sua dúvida via WhatsApp.

 

Dra. Lia Albuquerque

Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia-SBD e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica

Onde Estatmos

Rua Dr. José Lourenço, 1901 – Aldeota.
Fortaleza – CE, 60115-282
Todos os direitos reservados.