fbpx

Rinomodelação: o sonho do nariz perfeito e sem cirurgia

Compartilhar:
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Uma das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil é a rinoplastia. O procedimento cirúrgico é almejado por aquelas pessoas que se sentem insatisfeitas com o tamanho ou o formato do próprio nariz. Porém, por ser um procedimento invasivo, requer um cuidado pós-cirúrgico maior. Sendo assim, o paciente precisa se afastar de suas atividades rotineiras por um tempo. E isso acaba causando certo receio em algumas pessoas. Mas, atualmente, já é possível corrigir pequenas imperfeições nasais através de um procedimento ambulatorial simples: a rinomodelação.

A rinomodelação é um procedimento que utiliza o ácido hialurônico para corrigir pequenas deformidades na região do nariz. Diferentemente da rinoplastia, aqui não há a necessidade de internação, uma vez que não se trata de uma cirurgia. Todo o procedimento é feito no consultório do dermatologista responsável, e não é necessário que o paciente se afaste completamente de suas atividades.

Os resultados também aparecem pouco após o procedimento. E, por vezes, podem ser comparados aos de uma cirurgia plástica. Mas é sempre bom ressaltar que a rinomodelação não “afina” ou “diminui” o nariz. Afinal, não é uma cirurgia. Ela apenas torna a região mais harmoniosa, disfarçando as imperfeições, e de forma não-invasiva.

Indicações da rinomodelação

Como falei, esse é um procedimento em que utilizamos o preenchimento com ácido hialurônico para corrigir pequenas imperfeições. Isso quer dizer que a rinomodelação é indicada principalmente em casos simples. Por exemplo, para disfarçar aquele ossinho (giba nasal) que às vezes fica alto, e se destaca no nariz de algumas pessoas. A rinomodelação também ajuda a levantar a pontinha do nariz, dando aquela “arrebitada”, sendo indicada para quem tem essa região mais caída.

Pessoas que já passaram por uma rinoplastia, porém que não obtiveram o sucesso desejado, também são candidatas a rinomodelação. Isso porque, com o preenchimento, é possível corrigir alguma possível falha que a cirurgia tenha deixado na região. Já aquelas pessoas que possuem alguma queixa maior em relação ao seu nariz, mas que não podem se submeter a uma cirurgia, podem encontrar na rinomodelação uma forma de atenuar ou, quem sabe, resolvera questão.

Como é feito o procedimento?

Para a realização da rinomodelação, utilizamos agulhas e cânulas para injetar o ácido hialurônico no local desejado. Um anestésico é utilizado para maior conforto do paciente. Após realizado o procedimento, o paciente está livre para retomar sua rotina, tomando os mesmos cuidados que em qualquer preenchimento.

Mesmo se tratando de um procedimento simples e ambulatorial, é preciso estar atento. Isso porque todo procedimento envolve riscos. Por isso é fundamental buscar sempre um médico dermatologista capacitado e registrado na Sociedade Brasileira de Dermatologia. Assim, é mais fácil garantir que o resultado seja o esperado.

Você já conhece o meu Instagram? Nele eu explico este e outros procedimentos dermatológicos, além de tirar dúvidas e dar dicas de cuidados com a saúde da sua pele. Aproveite para me seguir lá também!

Dra. Lia Albuquerque

Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia-SBD e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica

Onde Estatmos

Rua Dr. José Lourenço, 1901 – Aldeota.
Fortaleza – CE, 60115-282
Todos os direitos reservados.